Grande parte dos músicos passam boa parte do tempo que possuem disponíveis para tentar descobrir novos sons a partir dos instrumentos musicais que possuem habilidades, tentando sempre aprimorar seus trabalhos, tentado sempre manter a afinação e trazer a regulagem necessária para que haja um bom funcionamento.
Mas além de tentarem sempre descobrir coisas novas, os músicos precisam sempre se manter atentos em relação a cada parte de seus equipamentos, devendo reconhecer a importância de um bom cabo, que são partes fundamentais do trabalho.
Os cabos representam uma das partes mais para qualquer instrumento musical, pois se o mesmo não estiver funcionando corretamente, nada que o musico fizer poderá ser valorizado e todo o restante do trabalho do mesmo será desperdiçado. Sendo assim, é sempre necessário observar se os cabos estão em bom estado, não possuindo nenhum defeito.
É importante observar que o modelo e a marca dos cabos também interferem na qualidade dos mesmos. Existem muitas empresas que trabalham com a fabricação dos mesmos, sendo necessário escolher a que apresenta os mais qualificados e seguros, que podem ter uma longa durabilidade.
Quando não se dá atenção para a importância de um bom cabo e se obtém um de baixa qualidade, um dos principais problemas que podem ser obtidos referem-se ao timbre, sendo que muitas vezes os instrumentos podem ficar com:
- O som do instrumento musical abafado;
- Perda de volume final no instrumento;
- Perda de presença de agudos e mais força nos graves;
- Os sons médios acabam ficando sem definição.
Com esses problemas, não será possível realizar os sons que deseja, atingindo a tonalidade que está em seu objetivo, sendo que seu instrumento acaba não funcionando corretamente, não conseguindo superar suas expectativas.
Dicas para escolher um cabo qualificado e eficiente:
Uma das maiores dificuldades que as pessoas que valorizam a importância de um bom cabo encontram é conseguir encontrar o cabo ideal, tendo muitas dúvidas na hora da compra, não sabendo definir qual é o mais qualificado.
Para saber definir o tipo de cabo ideal, é necessário conhecer a estrutura dos mesmos, sabendo tudo o que é necessário para que funcione corretamente. A estrutura de um cabo é formada por:
- O material externo: Esse material que reveste a parte de fora do cabo é muito importante para tentar dar resistência ao mesmo, logo, quanto mais qualificado esse material for, mais resistente e durável o cabo será, conseguindo resistir a diversos impactos que pode acabar sofrendo com o tempo.
- O material isolante: Esse material, também muito importante, tende a separar a parte do condutor da parte responsável pela blindagem do cabo e precisa ser bastante qualificado para fazer essa separação corretamente, permitindo que o instrumento funcione da melhor maneira.
- A blindagem: Essa parte tende a isolar o cabo de toda e qualquer interferência externa, para que o mesmo não seja atingido de maneira que o prejudique, entregando o sinal mais preciso possível em relação ao som. É necessário escolher um cabo que tenha um eficiente dimensionamento em relação a essa parte da estrutura para que o mesmo possa ser qualificado e eficiente.
- O condutor: Essa parte do cabo é responsável por conduzir todo o som do instrumento, de maneira precisa, para que chegue aos ouvidos com uma tonalidade eficiente, conforme o músico programou.
É possível encontrar cabos com essa estrutura eficiente em diversas lojas atualmente, tendo em vista que as pessoas vêm demonstrado cada vez mais interesse em relação a importância de um bom cabo, fazendo com que seja um pouco mais simples conseguir encontra-los.
Mesmo com um grande número de empresas fabricando cabos qualificados atualmente, ainda existem aquelas que não dão muita atenção para a qualidade e acabam vendendo com um preço um pouco menor no mercado, logo, manter a atenção é muito importante, para não ser enganado.
Antes de concluir qualquer compra, leia atentamente sobre o cabo que está sendo vendido. Muitas vezes compensa investir um pouco a mais, porém obter toda a qualidade necessária, logo, não caia em técnicas de venda, preze sempre pela qualidade.
Dando toda a importância de um bom cabo você conseguirá aproveitar muito mais o seu instrumento musical, fazendo com que o mesmo tenha a qualidade necessária para executar as tonalidades que deseja, conseguindo efetuar sons cada vez mais agradáveis, que chamem a atenção de um extenso número de pessoas.
Sobre o Autor
0 Comentários