As guitarras elétricas são instrumentos bastante utilizados pela sociedade desde tempos remotos, sejam para fins profissionais ou não, tendo em vista que a música faz parte do cotidiano de muita gente.
Com o passar dos anos, as guitarras elétricas passaram por diversas evoluções, mas algumas coisas ainda se mantém, como a estrutura de muitos desses instrumentos, sendo que grande parte ainda faz uso de diversos tipos de madeira mais usados na fabricação de guitarras.
Para conseguir fabricar o braço e o corpo, como são conhecidas as partes da guitarra elétrica, os fabricantes fazem uso de variadas formas de madeiras, que quando realizadas da maneira ideal, conseguem trazer todas as características necessárias para que o produto possa ser considerado de qualidade.
Existem muitos tipos de madeira mais usadas na fabricação de guitarras, sendo que os mesmos são mais utilizados por serem considerados mais eficazes, conseguindo trazer todos os recursos necessários para que o timbre na transmissão de som realizado pela guitarra consiga ser perfeito.
Quando se deseja comprar uma guitarra elétrica, é preciso conhecer mais informações sobre o instrumento, logo, saber quais são esses tipos de madeira utilizados para a fabricação do produto pode ser bastante importante, para que haja mais segurança na hora de realizar a compra e conseguir fazer uso de um produto de qualidade.
Quais São Os Tipos de Madeira Mais Usadas Na Fabricação de Guitarras
Conforme acima citado, são muitas as formas de madeira que podem ser utilizados na produção de guitarras elétricas, porém, fabricantes desse instrumento, acabaram analisando quais seriam as madeiras consideradas ideais para a fabricação do produto, fazendo com que tais madeiras passassem a ser cada vez mais destaque para as empresas fabricantes.
Citaremos abaixo alguns exemplos dos tipos de madeira mais usadas na fabricação de guitarras, para que os interessados possam ter uma visão mais compreensiva sobre o assunto. Os tipos de madeira que mais são utilizados, são:
Mogno: Esse tipo de madeira é bastante comum em nosso país, sendo utilizado para diversos objetivos, inclusive para a produção de guitarras elétricas.
Essa madeira possui um toque com mais maciez, cujo o som é considerado morno, por estar no meio termo, não sendo muito alto e nem exageradamente baixo e com isso, as frequências baixas e medias acabam sendo priorizadas.
Muitas marcas responsáveis pela fabricação das guitarras elétricas optam por essa madeira por ela apresentar uma cor atraente, que cria um visual moderno e sofisticado para o instrumento.
Alder: Essa madeira já é um pouco mais resistente, sendo considerada dura, cujo o som é mais cheio e incorporado. As frequências de sons que podem ser obtidas quando é utilizada essa madeira para a fabricação das guitarras elétricas, costumam ser mais equilibrados e possuir uma boa sustentação.
Muitas marcas que desejam criar guitarras elétricas com mais impacto acabam dando preferência para esse tipo de madeira.
Ash: Se a madeira acima era um pouco mais resistente, essa já é considerada dura, densa e porosa, sendo que essas são suas principais características.
O som executado pela mesma é considerado mais estridente, sendo destinada a pessoas que desejam chegar a esse objetivo com as músicas que apresentam.
É possível encontrar predominância dessa madeira nos modelos mais antigos de guitarras eletrônicas, mas até hoje ainda é utilizada.
Maple: Essa madeira se caracteriza por conseguir suportar a alta tensão das cordas, sendo utilizada principalmente nos braços da guitarra elétrica, dando a sustentação necessária para que as cordas sejam trabalhadas da maneira correta, sem medo de danos no restante do instrumento.
Ébano: É uma madeira mais escura, utilizada principalmente para dar um visual mais concreto para o instrumento, trazendo novidades que os interessados no assunto costumam adorar.
Rosewood: Essa madeira também é mais densa e escura, mas possui uma sonoridade bastante rica, tornando o instrumento ainda mais preciso e eficaz em relação a propagação do som.
Existem muitos casos em que os tipos de madeira mais usadas na fabricação de guitarras acabam sendo misturados entre si para trazer o resultado final para a guitarra, fazendo com que o instrumento apresente inúmeras características, tornando-o mais aprimorado e eficaz, tendo em vista que o som emitido irá corresponder com todo o visual sofisticado que as guitarras trarão para o mercado, sendo cada vez mais aclamadas pela população.
Sobre o Autor
0 Comentários