Os captadores são dispositivos que captam a vibração mecânica de um instrumento de corda, do tipo metálico ou não metálico, como por exemplo violão, guitarra, violino, baixo, e seu objetivo é fazer a conversão em sinais elétricos para que possam ser processados e amplificados ou gravados.
Quem toca um instrumento de corda, como guitarra, muitas vezes não sabe o seu devido uso, e este é um artigo elaborado para você conhecer mais quais os tipos e como usar cada um deles.
Uma guitarra elétrica tem uma amplificação de suas notas, então basicamente após a vibração o captador converte em sinal elétrico para que seja enviado para algum amplificador ou gravador fazendo com que seja ouvido.
Há 3 tipos de captadores, dois elétricos e outro um pouco independente da eletricidade, cada um produz um som diferente, então conhecer o seu pode fazer total diferença na escolha do seu captador definindo seu uso.
6 Tipos e Usos de Captadores Para Guitarra
Single Coils: Estes são captadores de bobina simples, composto por uma haste com suporte para cada corda, com um único imã na barra e uma única bobina.As principais características desses captadores são o som alto, limpo e brilhante, contudo, esses captadores podem apresentar ruídos, interferências do ambiente.
A interferência que os captadores sofrem por outros eletrônicos é generalizado, e em algumas ocasiões com maior ruído podem até mesmo perder a qualidade do som.
Humbuckers: Pensando na interferência do som, Seth Lover criou esse captador. Esses captadores são pequenos imãs enrolados nos fios do instrumento, assim quando é feito a nota as cordas vibram em diferentes frequências.
Quando isso acontece no campo de magnetismo, acontece que um impulso elétrico logo é convertido em som, neste caso é o som que se está ouvindo.
O som produzido, como timbre pode variar de acordo com o equipamento, e quantas voltas o fio possui e a qualidade dos imãs.Então, é bom escolher bem o captador direcionando-o para o tipo de música que deseja produzir.
Criado com duas bobinas, esse captador Humbucker é capaz de amplificar sons limpos de ruídos causados em sua maioria por dispositivos eletrônicos que estão a volta.
Para os mais técnicos, ele é composto por dois singles coils, com polaridades invertidas fazendo com que os ruídos captados um pelo outro sejam eliminados entre si. O melhor de tudo é que a nota é reforçada, e com o uso de duas bobinas o timbre fica diferente.
Dentro dessa mesma categoria, temos uma versão chamada coaxial, a diferença está nas bobinas, porque são montadas uma sobre a outra e não lado a lado, ficando quase igual ao Single coil.
O que facilita bastante, porque não é necessário fazer nenhuma alteração na estrutura do instrumento, já que tem as mesmas dimensões são como um Single coil.
Captadores Piezoeléctrico: Esse captador é para instrumentos de cordas não metálicos, como nylon e vísceras. Outro detalhe é que estes materiais não são capazes de modificar o campo magnético como os metálicos.
Os captadores piezoeléctricos são feitos com cristais de quartzo, titanato de bário ou chumbo, que ao serem comprimidos ou sofrerem ação do vibrato faz com que uma rede elétrica seja gerada nas extremidades.
O adaptador dá um timbre bem diferente e vantajoso porque não captam interferência magnética de outros dispositivos que estejam por perto.
Diferente dos magnéticos, esse aqui funciona com nível alto de resposta ao circuito elétrico, por isso e necessário sempre usar pré-amplificadores.
O uso e tipos e usos de captadores para guitarra é abaixo da ponte do instrumento, isso para uma melhor captação e também podem ser usados com captadores magnéticos que resultarão na produção de um som mais limpo.
Agora que você já sabe como fazer uma escolha adequada de captadores, lembre-se de definir bem seus objetivos. Pesquise bastante a respeito e faça o uso correto destes componentes.
Sobre o Autor
0 Comentários